Entrevista a Tony Seba, professor da Universidade de Stanford e empresário de Silicon Valley.

Feb 8, 2018

Recomendamos ver esta interessante entrevista a Tony Seba, professor da Universidade de Stanford e empresário de Silicon Valley.

Nela se analisa como a convergência dos avanços tecnológicos e os modelos de negócio vão fazer possível que o custo da energia se reduza fortemente, de maneira que poder-se-á falar de uma revolução energética, isto é uma transformação radical ou disrupção que vai afetar a vários sectores, em especial ao do transporte.

O professor Tony Seba prognostica que no ano 2.030 praticamente 100% da energia mundial será de origem solar, e em consequência 95% do transporte será autónomo, elétrico e a demanda.

Segundo suas predições já a partir de 2.021 o preço do petróleo começará a baixar como consequência de uma redução importante da demanda ocasionada porque a maioria do transporte será elétrico. Esta queda dos preços com toda a probabilidade alterará a geoestratégia mundial, pelo que pode gerar instabilidade em diferentes regiões que não poderão produzir a preços baixos.

Ainda que espera-se resistência dos poderes económicos estabelecidos porque se cambaleia a atual estrutura económico-industrial, a mudança vai produzir-se porque o custo do transporte elétrico, autónomo e a demanda vai ser 10 vezes menor ao custo atual do transporte.

China configura-se como a economia que liderará no século XXI, dado que investe em tecnologia e dominará a geração renovável de energia e a indústria do transporte.

Consulta el último informe sobre el Mercado de la Energía creado por nuestros especialistas en Asesoría Energética.