Situação do mercado elétrico – abril 2018

Abr 6, 2018

EVOLUÇÃO DE OMIE

A evolução do mercado atacadista espanhol de eletricidade durante os últimos três anos é a que acumula o seguinte gráfico:

Elaboração própria (Exclusivas Energéticas)

Pode-se observar que durante este último mês de Março/18 o preço médio mensal do mercado spot tem baixado dos 45 €/MWh, circunstancia que não se produzia desde o mês de Abril/17. Uma climatologia favorável para a geração a partir de energias renováveis tem propiciado esta redução.

Existem diferentes fatores que influem nestes preços spot, seja via oferta ou via demanda, comentamos os mais importantes para analisar a situação atual do mercado elétrico:

  • Composição mix energético: as tecnologias de geração que cobriram a demanda do mercado durante o mês de Março/18 foram as seguintes:

Fuente: OMIE

Vemos que a geração eólica cobriu 35,84% do total da demanda, o que há provocado que as tecnologias mais caras estão com menor espaço.

  • Reservas hídricas: Neste ano começou com os embalses praticamente vazios, mas durante estas últimas semanas tem tido um aumento significativo nas precipitações, pelo que a quantidade de água armazenada está em contínuo aumento. Além disso, espera-se que pelo efeito do desgelo e as chuvas de primavera a tendência segue em alta. Apesar disso, a quantidade de água armazenada segue sendo menor à que se pode considerar normal (média últimos dez anos).A seguir, mostra-se um gráfico onde se observa a evolução do nível dos embalses ao longo de 2018 e sua comparativa com respeito a anos anteriores:

Fuente: https://www.embalses.net/

O rápido aumento do água armazenada faz com que a geração hidráulica esteja a tomar força, e desta maneira se freia a ascensão de preços da bolsa de eletricidade.

  • Disponibilidade nuclear: REE e Foro Nuclear informam que estão previstas as paradas dos seguintes reatores nucleares:

Elaboración propia (Exclusivas Energétisas)

  • Os preços das commodities: estão altos, e ainda que observou-se no último mês um estancamento na tendência de ascensão, os preços seguem sendo elevados:

Gráficos de elaboração própria (Exclusivas Energéticas)

Salientar que a cotação dos direitos de emissão de CO2 se dispara, e parece ser a principal causa de que os preços futuros de eletricidade se mantenham altos em toda Europa.

O ciclo combinado e o carvão têm que pagar direitos de emissão, e por serem as mais caras são as tecnologias que determinam o preço marginal ao que se paga a eletricidade no mercado atacadista, daí sua incidência.

 

De toda avaliação podemos concluir que existe uma grande incerteza sobre a evolução que terá o preço da eletricidade durante os próximos doze meses. Em grande parte vai depender de como segue a evolução dos preços de emissão de CO2, do aumento das reservas hídricas, da força das fontes renováveis por meteorologia favorável e de que se cumpra com a disponibilidade nuclear programada.

Quanto ao mercado de futuros, a cotação do Cal’19 se volta a aproximar a 50 €/MWh, Depois de ter retrocedido levemente durante o mês de Março/18. Fonte: OMIP

Fuente: OMIP

Consulta el último informe sobre el Mercado de la Energía creado por nuestros especialistas en Asesoría Energética.